Supermercado é autuado, após denúncia nas redes socias por existência de carnes suspeitas e baratas
Após vídeos viralizarem na internet, fiscalização da Prefeitura flagra risco à saúde pública e abre processo contra o estabelecimento da zona Centro-Sul
Um supermercado da zona Centro-Sul de Manaus foi autuado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), após denúncias feitas por moradores circularem nas redes sociais. Os vídeos mostravam a presença de um roedor no setor de alimentos, o que motivou uma ação imediata da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Durante a inspeção, os fiscais encontraram falhas graves nas condições sanitárias do estabelecimento. Entre as irregularidades estavam a presença de baratas, evidenciando falhas no controle de pragas; carnes bovinas fora da temperatura adequada, em processo de descongelamento; e produtos com aparência suspeita de estarem impróprios para o consumo.
As carnes foram apreendidas em depósito para coleta e análise no Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes. A presença de pragas e alimentos potencialmente contaminados levantou sérias preocupações quanto ao risco à saúde pública.
Segundo o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah, a resposta foi imediata. “Em uma resposta urgente às denúncias, mobilizamos nossa equipe técnica para garantir a segurança dos consumidores e verificar o cumprimento das normas sanitárias”, afirmou.

De acordo com o gerente da Gevali, Ricardo Celestino, o supermercado alegou que reforçou o controle de pragas e descartou os alimentos contaminados após a repercussão dos vídeos. No entanto, a equipe de fiscalização constatou que as medidas não foram eficazes.
“O controle de pragas continua falho, e outras irregularidades persistem, o que resultou na autuação do local”, explicou.
Com isso, o estabelecimento passa a responder a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multas que variam de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM) — cada uma no valor de R$ 145,37 — além de outras possíveis sanções.
A Visa Manaus reforça que denúncias de irregularidades sanitárias podem ser feitas pela população por meio do telefone (92) 98842-8481, com atendimento das 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com, disponível a qualquer hora.
Fotos – Divulgação / Semsa