DESTAQUEMANAUS

Cidade da Criança vira sala de aula para educação no trânsito e cidadania

Ações recreativas e educativas envolvem crianças da rede municipal em atividades lúdicas sobre trânsito, meio ambiente e convivência urbana

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental (UEP), realizou, nesta quarta-feira (10), uma ação de educação no trânsito e lazer voltada para as crianças da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, e reuniu alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, que participaram de diversas atividades recreativas e educativas com foco na educação ambiental e nos cuidados com a segurança no trânsito.

O objetivo das atividades foi proporcionar aos estudantes uma vivência prática e lúdica, promovendo, ao mesmo tempo, o aprendizado sobre temas essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. As crianças participaram de um passeio pelo parque, onde encontraram brinquedos e jogos educativos que abordavam temas como segurança no trânsito, respeito ao meio ambiente e cidadania.

“A gestão do prefeito David Almeida acredita que cuidar da infraestrutura urbana é também investir nas próximas gerações. Por isso, ações como essa, que unem o ensino da educação ambiental e a conscientização sobre o trânsito de forma divertida e segura, são essenciais para formar cidadãos conscientes”, explicou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.

Educação no trânsito e ações integradas

Em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o evento também incluiu atividades práticas de educação no trânsito, com o objetivo de preparar as crianças para a convivência segura no ambiente urbano — seja como pedestres ou, no futuro, como motoristas. Ações como essas fazem parte do compromisso da Prefeitura em promover um trânsito mais seguro e consciente para as futuras gerações.

“Estamos promovendo, com o IMMU, atividades que visam preparar as crianças para que elas possam se tornar bons e educados condutores no futuro. A preocupação com a segurança no trânsito começa na infância, e essas ações educativas são fundamentais para formar cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou a psicóloga Keily Brasil, responsável pelas atividades de educação de trânsito, 58 anos.

As atividades de lazer e aprendizado no parque também fazem parte do programa de recuperação e revitalização do igarapé do Mindú, um dos principais projetos da prefeitura para preservação ambiental e qualidade de vida urbana.

A assistente social Kelly Dolzani, responsável pela organização do evento, destacou que a proposta é criar um ambiente lúdico e confortável, onde as crianças possam ter contato direto com a natureza e compreender a importância da preservação ambiental desde cedo.

“Este é um espaço de aprendizado onde as crianças têm acesso a atividades que unem a natureza ao ensino de valores socioambientais. Elas aprendem sobre os cuidados com o meio ambiente de uma maneira divertida e prática”, explicou Kelly Dolzani.

Compromisso com a formação de cidadãos conscientes

A ação integrada entre a Seminf e o IMMU reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em ensinar cuidados com a cidade, a natureza e o trânsito desde a infância. Ao investir na educação socioambiental, a gestão do prefeito David Almeida busca formar adultos mais conscientes, responsáveis e engajados na construção de uma cidade mais segura e sustentável.

A importância do envolvimento comunitário e da educação contínua

Para a Prefeitura de Manaus, iniciativas como essa não se limitam apenas ao momento da ação, mas integram um esforço contínuo de educação e integração comunitária. Ao envolver as crianças no processo de aprendizado de forma lúdica e prática, o município constrói as bases para uma cidade mais cidadã, com adultos capazes de respeitar o espaço público e viver em harmonia com o meio ambiente e as regras de convivência urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo