CULTURA & IDENTIDADE AMAZÔNICADESTAQUE

Programação do aniversário de Manaus reúne resgate cultural e diversidade

Com o Boi Manaus 2025 como destaque, festa dos 356 anos da capital terá shows de mais de 45 artistas, bois de Parintins, programação gospel e seresta na zona Leste

A programação elaborada pela oficial das comemorações pelos 356 anos da capital amazonense, que terá uma das maiores edições já realizadas do tradicional Boi Manaus. O evento, que chega à 28ª edição, vai reunir mais de 45 artistas nos dias 24 e 25 de outubro, no sambódromo, e contará com a participação especial dos bois de Parintins — Garantido e Caprichoso — dividindo o palco com os bois de Manaus, como Brilhante, Tira-Prosa e Corre-Campo.

O prefeito David Almeida ressaltou o simbolismo da festa como patrimônio cultural e lembrou sua relação pessoal com a tradição.

“Na minha infância, eu tinha um boi que dançava na frente da minha casa, o Tira-Prosa, do bairro Santa Luzia. Eu sou do Morro da Liberdade e me sinto feliz em ver esse resgate da nossa história, da nossa arte e da nossa cultura. O Boi Manaus é uma expressão cultural que carrega a identidade de nossa gente e celebra o aniversário da cidade”, destacou.

Programação antecipada e novidades

A agenda de celebrações começa antes dos dias oficiais do evento, com a Feirinha do Tururi (8 a 12/10), no mirante Lúcia Almeida; o inédito Boizinho de Manaus (12/10), voltado para crianças e famílias; e o Esquenta do Boi Manaus (15 a 19/10), no estacionamento do sambódromo.

O presidente da ManausCult, Jender Lobato, reforçou que a atual gestão vem recuperando a grandiosidade da festa.

“Graças à confiança do prefeito David Almeida, conseguimos resgatar o Boi Manaus no ano passado, enchendo o sambódromo novamente. Este ano, teremos uma edição ainda maior, com estrutura de ponta e espaço para mais de 50 mil pessoas. O Boi Manaus é uma festa democrática, onde todos participam e todos são valorizados”, disse.

Cultura popular em evidência

Os apresentadores dos bois de Parintins também celebraram a participação no evento.

“Estamos orgulhosos desse resgate do Boi Manaus. Em 2025 teremos um espetáculo ainda maior, celebrando nossa identidade cultural com Caprichoso, Garantido e os bois de Manaus no sambódromo”, disse Israel Paulain, do Garantido.


“Parabenizo a Prefeitura de Manaus por valorizar essa tradição. O boi-bumbá é a identidade do povo amazônida e o evento é motivo de orgulho para todos nós”, completou Edmundo Oran, do Caprichoso.

Diversidade religiosa e cultural

A programação do aniversário de Manaus também contempla outras manifestações. Na Ponta Negra, a tradicional celebração gospel terá a apresentação do cantor Gabriel Guedes, atendendo a uma comunidade que representa mais de 40% da população da cidade. Já na zona Leste, a festa será marcada pela seresta, com a cantora Klessinha, que se tornou atração consolidada nos últimos anos.

O prefeito destacou que a agenda reflete a prioridade de sua gestão em valorizar todas as expressões culturais.

“O aniversário de Manaus é de todos, e o meu respeito e reconhecimento estão com cada pessoa que faz parte desse patrimônio cultural imaterial, que é o boi-bumbá e a diversidade que nos representa”, afirmou David Almeida.

Uma celebração da identidade amazônica

O Boi Manaus 2025 consolida-se como um dos maiores espetáculos culturais da região Norte, reafirmando a capital amazonense como cidade da diversidade, da tradição e da inovação cultural.

“Viva Manaus, parabéns a todos e muito obrigado”, finalizou David Almeida, ao lado de artistas, autoridades e representantes culturais que participaram do lançamento oficial da programação.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo