INFRAESTRUTURAMANAUS

Manaus avança na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico

Prefeito David Almeida reforça compromisso com políticas públicas estruturantes e anuncia consultas públicas em dezembro com apoio de especialistas nacionais e internacionais

Manaus segue dando passos decisivos para garantir um futuro mais sustentável e com melhor qualidade de vida. Nesta terça-feira (9/9), o prefeito David Almeida reuniu-se com a equipe de consultores da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para avaliar os avanços e alinhar os próximos passos do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Segundo o prefeito, o trabalho envolve os quatro eixos que estruturam o saneamento urbano: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de resíduos sólidos. “Estamos avançando na construção do Plano Municipal de Saneamento de Manaus. Contamos esta semana com a presença de uma equipe técnica de Portugal, que está em imersão para compreender a realidade da nossa capital. A partir desse diagnóstico, vamos elaborar políticas públicas eficientes, realizar quatro consultas públicas a partir de dezembro e, na sequência, encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal para aprovação”, destacou David Almeida.

Reunião estratégica com gestores locais

O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas; do controlador-geral do município, Alessandro Moreira; do secretário da Semmasclima, Fransuá Matos; do presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó; e do diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Para Grijó, o plano será um marco no planejamento urbano de Manaus: “Nosso objetivo é entregar à cidade um Plano Municipal de Saneamento sólido, viável e que traga melhorias reais para a qualidade de vida da população”, afirmou.

Consultoria internacional e economia circular

A equipe da Finatec é composta por especialistas nacionais e internacionais. Entre eles, cinco profissionais de Portugal, país reconhecido por práticas inovadoras em gestão de resíduos sólidos e economia circular. A programação inclui visitas a unidades operacionais da Águas de Manaus, inspeções no aterro de resíduos, encontros com catadores e visitas a comunidades urbanas e rurais.

O coordenador-geral do plano, Walter Plácido, ressaltou a importância de pensar Manaus no presente e no futuro: “Queremos olhar para Manaus de hoje e de amanhã, conectando as áreas do saneamento para criar uma ferramenta de planejamento e decisão, fortalecendo a capacidade pública de intervenção e a conscientização ambiental da sociedade”.

Cronograma até 2026

O PMSB está atualmente na fase de prognóstico, que será concluída em novembro. Em outubro, será finalizada a etapa de diagnóstico. Já em dezembro, estão previstas quatro consultas públicas para debater com a sociedade as propostas do plano. A entrega do documento final está programada para o segundo semestre de 2026, consolidando Manaus entre as capitais que priorizam planejamento de longo prazo em saneamento básico.

Fotos: Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo