Lula promete reconstruir BR-319 em diálogo com ambientalistas
Rodovia entre Manaus e Porto Velho volta à pauta com promessa de obra “sem repetir erros do passado”
A recuperação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, foi um dos temas centrais da visita de Lula à capital amazonense nesta terça-feira (9/9). O presidente reafirmou o compromisso com a pavimentação da estrada, considerada estratégica para reduzir o isolamento logístico da região, mas garantiu que a obra será realizada “com responsabilidade ambiental”.
Segundo Lula, a ministra Marina Silva não se opõe à rodovia, mas defende garantias de que o projeto seja executado de forma sustentável. “Manaus e Porto Velho não podem ficar isoladas. Mas também não podemos cometer os erros do passado. A estrada será feita com diálogo e responsabilidade”, declarou.
Construída em 1976, a BR-319 tem trechos críticos, dominados por lamaçais e atoleiros. Durante períodos de seca, quando rios como o Madeira ficam intransitáveis, a rodovia é a única alternativa para o escoamento de mercadorias e deslocamento da população.
Impactos ambientais em debate
Pesquisadores alertam que a pavimentação pode multiplicar em até cinco vezes a taxa de desmatamento. Organizações indígenas e socioambientais defendem a adoção de planos de monitoramento, compensação e fiscalização rigorosa.
Pressão regional
Enquanto ambientalistas cobram cautela, setores empresariais e políticos da Amazônia pressionam pela rápida execução da obra, alegando que o isolamento logístico encarece a vida e limita o desenvolvimento.
Fotos: EBC