DESTAQUETURISMO

Manaus fortalece o turismo brasileiro e projeta crescimento internacional

Capital da Amazônia se consolida como destino de experiências únicas, amplia fluxo de visitantes estrangeiros e aposta em infraestrutura para atrair o mundo

Manaus vem se consolidando como um dos destinos turísticos mais promissores do Brasil, com um perfil singular voltado para experiências imersivas na Amazônia. Em 2024, a cidade registrou um aumento de 23,7% no número de visitantes estrangeiros, tornando-se a terceira capital brasileira mais procurada por turistas internacionais. Em 2025, os números continuam em alta: só no primeiro semestre, a chegada de estrangeiros ao Amazonas cresceu 13,9%, segundo a Embratur.

Esse avanço ocorre em paralelo ao fortalecimento do turismo no Brasil, que alcançou a 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas estrangeiros e projeta atingir 10 milhões de visitantes internacionais até o fim do ano. Nesse cenário, Manaus se destaca como porta de entrada para a Amazônia, atraindo especialmente viajantes da América do Norte, Europa e Ásia, interessados em vivenciar o ecoturismo, a cultura local e a gastronomia amazônica.

Experiências e equipamentos turísticos

O turismo de experiência é o carro-chefe da capital. Cruzeiros fluviais pelos rios Negro e Solimões, visitas ao Teatro Amazonas, o festival #Sou Manaus, a temporada de pesca esportiva e a gastronomia regional são alguns dos atrativos que projetam Manaus no mapa mundial.

Nos últimos anos, a cidade ganhou novos equipamentos turísticos entregues pela atual gestão, como a Casa de Praia Zezinho Corrêa, o Mirante Lúcia Almeida, o Píer Turístico Manaus 355, o Largo de São Vicente e o Parque Gigantes da Floresta. Para os próximos meses, estão previstos o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida e o Aquário Público, que reunirá espécies amazônicas em um espaço de visitação e educação ambiental.

“Estamos investindo para que a cidade seja reconhecida não só pela natureza e cultura, mas também pela qualidade da nossa gastronomia e hospitalidade”, afirmou o prefeito David Almeida.

Planejamento e visão de futuro

O fortalecimento do setor também passa por investimentos em infraestrutura e promoção. O plano de governo prevê a instalação de portais turísticos nos principais acessos à cidade, a capacitação de profissionais do setor e a expansão de eventos culturais de grande porte, como o #Sou Manaus Passo a Paço, hoje considerado o maior festival de artes integradas do Brasil.

Em reunião com seu grupo técnico, realizada nesta quarta-feira (20), o prefeito avaliou os avanços e reforçou a importância do planejamento para consolidar a capital como vitrine internacional. “Nosso objetivo é consolidar Manaus como porta de entrada para experiências amazônicas inesquecíveis, contribuindo para que o Brasil continue ganhando destaque no turismo mundial”, disse.

Sustentabilidade como diferencial

A imagem internacional de Manaus também é fortalecida por políticas de sustentabilidade que dialogam diretamente com o turismo. Programas como Anjos da Floresta, a produção de mais de meio milhão de mudas pelo Manaus Mais Verde, a instalação de ecobarreiras em igarapés, a revitalização de lagoas e a criação de novos parques urbanos mostram que o desenvolvimento turístico está alinhado à preservação ambiental.

“Essas ações mostram que Manaus não apenas preserva a floresta que beneficia o mundo inteiro, mas também constrói um modelo de turismo responsável e inovador, que será apresentado ao mundo na COP30, em Belém”, concluiu David Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo