DESTAQUETRANSPARÊNCIA

Presidente do TCE-AM é homenageada em congresso internacional

Reconhecimento destaca liderança da conselheira Yara Amazônia Lins na organização do evento e fortalecimento do controle externo

Durante a cerimônia de abertura do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizada na noite desta segunda-feira (27/5), em Manaus, a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, foi homenageada por sua liderança e atuação decisiva na realização do evento. A homenagem foi feita pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, que também reconheceu o trabalho do conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador geral da Escola de Contas do TCE-AM.

As homenagens foram marcadas pela entrega de duas placas, em agradecimento ao empenho e profissionalismo da conselheira Yara e de toda a equipe da Corte de Contas amazonense, cuja atuação foi fundamental para o sucesso da organização do congresso, que reúne representantes de tribunais de contas da América Latina, Europa e África.

“Quero agradecer, em nome de toda a equipe do TCE-AM, por esse reconhecimento tão especial. Receber esta homenagem no início de um congresso dessa magnitude é motivo de orgulho, mas também de renovação do compromisso com o fortalecimento do controle externo e com a integração entre as instituições de fiscalização do Brasil e de outros países”, afirmou a presidente do TCE-AM.

Ao justificar a entrega das homenagens, o conselheiro Edilberto Pontes destacou a importância de valorizar os que constroem o fortalecimento institucional ao longo do tempo. “A vida das instituições é feita de construções sucessivas, de pessoas que colocam tijolos, criam alicerces e contribuem para que possamos avançar. A conselheira Yara foi essencial para este congresso, e o conselheiro Júlio Pinheiro merece todas as homenagens como coordenador técnico desta edição”, destacou.

Júlio Pinheiro também foi homenageado com uma placa entregue pela conselheira Yara e pelo presidente do IRB, em reconhecimento aos 15 anos de atuação da Escola de Contas do TCE-AM, hoje consolidada como referência nacional em qualificação técnica e disseminação de conhecimento no sistema dos Tribunais de Contas.

A solenidade também prestou homenagens a ex-presidentes do IRB e a dirigentes de entidades de controle externo de diferentes países. Com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, o congresso é promovido pelo TCE-AM e o Instituto Rui Barbosa, com apoio de instituições nacionais e internacionais. A programação segue até o dia 29 de maio, com debates sobre sustentabilidade, governança e inovação no setor público.

Foto: Joel Arthus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo