DESTAQUEMEIO AMBIENTE

PF desarticula esquema de desmatamento e grilagem no Sul do Amazonas

Operação Pasto Oculto resulta em bloqueio de R$ 170 milhões e apreensão de esmeraldas e obras de arte

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (10/12) a Operação Pasto Oculto, visando combater crimes de desmatamento ilegal, invasão de terras públicas e lavagem de dinheiro no sul do Amazonas. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Tapauá (AM) e Curitiba (PR), resultando no bloqueio de bens avaliados em mais de R$ 170 milhões.

As investigações tiveram início a partir de alertas de desmatamento detectados por programas periciais avançados da PF, que identificaram o desflorestamento de mais de 2.000 hectares em três fazendas na região. Constatou-se que não havia licenças ambientais para a supressão da vegetação nas áreas analisadas.

Durante a operação, foram apreendidas joias, uma quantidade significativa de esmeraldas e obras de arte com certificados de autenticidade. Os envolvidos são investigados por crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro, cujas penas podem totalizar até 17 anos de prisão.

A Operação Pasto Oculto representa um esforço contínuo da Polícia Federal para combater a grilagem de terras públicas, proteger o patrimônio da União e preservar o meio ambiente na Amazônia. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo