AMAZONASDESTAQUESAÚDE

Barco Hospital São João XXIII começa atender comunidades ribeirinhas no Amazonas

Embarcação construída pela Fraternidade São Francisco levará saúde a comunidades isoladas, reforçando missão humanitária iniciada por pedido do Papa Francisco

Neste sábado (07/12), a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus inaugurou o Barco Hospital São João XXIII, a terceira unidade hospitalar fluvial da entidade, destinada a atender comunidades ribeirinhas e indígenas do Estado do Amazonas. Fruto de uma parceria com o governo do Amazonas e recursos provenientes de processos judiciais destinados pelo MPT-AM, além de doações de fiéis, a embarcação é parte de um esforço contínuo para levar serviços de saúde a regiões de difícil acesso na Amazônia.

A origem do projeto remonta a 2013, quando o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, incentivou a Fraternidade São Francisco a expandir sua atuação para a Amazônia. Desde então, a entidade, que possui mais de 70 iniciativas sociais pelo país, tem trabalhado para atender as populações vulneráveis da região.

Segundo Frei Alberto Medeiros, representante da entidade, o barco hospital é fundamental para atender as necessidades de saúde das comunidades amazônicas:

“É um barco que vai ajudar e atuar junto às regiões ribeirinhas e indígenas, desde atendimentos clínicos até cirurgias gerais. A partir do momento em que o Governo do Estado firma essa parceria, é um serviço garantido para toda a população da região amazônica.”

Estrutura e capacidade do barco hospital

O Barco Hospital São João XXIII é a maior e mais equipada unidade da Fraternidade. Com capacidade para atender até 200 pessoas por dia, a embarcação conta com 14 leitos, sendo 10 para internações clínicas e cirúrgicas e quatro para recuperação pós-anestésica e vai oferecer serviços de saúde como cirurgias oftalmológicas, videocirurgias, ultrassom, mamografia, raio-x, eletrocardiograma, e tratamentos odontológicos.

O hospital conta também com farmácia, laboratório de análises clínicas, sala de triagem, posto de enfermagem, cozinha, camarotes e áreas administrativas. Duas “ambulanchas” para remoção e triagem de pacientes e encaminhamentos para tratamentos de alta complexidade.

Mais de 80 profissionais de saúde voluntários compõem a equipe da embarcação, que percorrerá os rios Negro e Solimões, reforçando a atenção primária e especializada nas comunidades.

Impacto Social

Com o lançamento do Barco Hospital São João XXIII, a Fraternidade São Francisco reafirma sua missão de oferecer assistência às populações mais isoladas do Brasil, promovendo saúde e dignidade em uma das regiões mais desafiadoras do mundo. A embarcação se junta às outras duas unidades operantes no Pará, consolidando a atuação da entidade em prol dos ribeirinhos e indígenas.

A iniciativa é mais do que um projeto de saúde; é um exemplo de como parcerias entre governo, sociedade civil e instituições religiosas podem transformar vidas e garantir o direito universal à saúde.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo