DESTAQUEGERAL

Região Norte lidera com 6,9% de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil

Dados da PNAD revelam que, embora o Norte tenha a maior proporção de jovens no trabalho infantil, a região registrou a maior redução proporcional em 2023

A Região Norte apresentou a maior proporção de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil em 2023, com 6,9%, superando a média nacional de 4,2%. No entanto, também foi destaque na redução desse índice, passando de 299 mil para 285 mil crianças e adolescentes nessa condição. As faixas etárias mais afetadas são as de 16 e 17 anos, com 46,6% dos casos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), que também apontam um cenário de queda em todas as regiões do país. O Brasil registrou 586 mil jovens envolvidos nas piores formas de trabalho infantil, menor contingente da série histórica, refletindo uma redução de 22,5% em relação a 2022.

Além de afetar a frequência escolar, o trabalho infantil também não exime os jovens dos afazeres domésticos, com 75,5% das crianças e adolescentes envolvidos em atividades econômicas acumulando funções dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo