DESTAQUEELEIÇÕES 2024

David Almeida lidera com 50,2% das intenções de voto em pesquisa Atlas para o segundo turno em Manaus

Atual prefeito aparece à frente de Capitão Alberto Neto, que tem 48,7%, em disputa acirrada a cinco dias da eleição. Pesquisa tem margem de erro de três pontos porcentuais

A poucos dias do segundo turno das eleições municipais em Manaus, a disputa pela prefeitura permanece acirrada. Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (22/10) revela que o atual prefeito, David Almeida (Avante), tem 50,2% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) registra 48,7%. Com uma margem de erro de três pontos porcentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

O levantamento também apontou que 0,9% dos eleitores pretende votar em branco ou nulo, e apenas 0,2% permanece indeciso. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 20 de outubro, por meio de 1.217 entrevistas virtuais com eleitores da capital. A margem de erro é de três pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00587/2024.

Em relação aos votos válidos, que excluem indecisos, brancos e nulos, Almeida tem 50,8%, enquanto Alberto Neto aparece com 49,2%. Esses números mostram uma ligeira oscilação em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de outubro, quando o atual prefeito subiu 2,2 pontos percentuais, enquanto seu adversário caiu 0,8 ponto.

Imagem dos candidatos e cenário político


A pesquisa também mediu a percepção pública dos candidatos. David Almeida é visto de forma positiva por 49% dos entrevistados, enquanto 46% têm uma visão negativa dele. Já Capitão Alberto Neto é avaliado positivamente por 48%, com 43% de menções negativas. Entre os eleitores, 5% não souberam responder sobre Almeida, e 10% sobre Alberto Neto.

Além disso, a pesquisa trouxe dados sobre a avaliação dos principais líderes políticos. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possui uma imagem mais positiva em Manaus do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro é bem avaliado por 54% dos entrevistados, contra 41% de avaliações negativas, enquanto Lula é visto negativamente por 62%, e positivamente por 35%.

A pior avaliação ficou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), com 65% de rejeição entre os entrevistados, e apenas 20% de avaliação positiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo