Tribunal do Trabalho do Amazonas lidera em sustentabilidade ambiental e social no judiciário federal
TRT-11 atinge nota máxima em levantamento do TCU, destacando-se como o melhor desempenho entre todas as instituições do Poder Judiciário em 2024
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), que abrange Amazonas e Roraima, conquistou a liderança no Índice Integrado de Sustentabilidade Ambiental e Social (iES) em 2024, atingindo a nota máxima de 100%. O levantamento foi conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e avaliou 387 organizações públicas federais quanto às suas práticas de sustentabilidade.
Com iniciativas inovadoras focadas na sustentabilidade ambiental e social, o TRT-11 se destacou por promover ações que reduzem o impacto ambiental, incentivam a inclusão social e combatem o assédio e discriminação. Entre os programas adotados estão o uso de recursos renováveis e iniciativas para acessibilidade e diversidade no ambiente de trabalho.
Além de liderar o iES, o tribunal também garantiu a segunda colocação no Índice de Liderança na Justiça do Trabalho e o quinto lugar geral no Poder Judiciário, mostrando sua eficácia não só em sustentabilidade, mas também em governança e gestão de pessoas. Para o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando, “os resultados refletem o compromisso do tribunal com a excelência em governança e sustentabilidade, promovendo um ambiente de trabalho eficiente e responsável”.
Esses resultados reforçam a importância de políticas públicas que integram a sustentabilidade como um valor essencial, destacando o TRT-11 como exemplo a ser seguido por outras instituições.