DESTAQUESUSTENTABILIDADE

Wilson Lima destaca investimentos em ciência e tecnologia para cadeias sustentáveis e defesa do meio ambiente durante reunião do G20

Governador do Amazonas ressalta a importância da inovação para enfrentar os desafios da Amazônia em evento mundial realizado em Manaus

Durante a reunião de Pesquisa e Inovação do G20, realizada em Manaus, o governador Wilson Lima enfatizou os investimentos do Governo do Amazonas em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para promover cadeias produtivas sustentáveis e proteger o meio ambiente. Com o Amazonas enfrentando graves problemas, como a seca dos rios e queimadas, Lima destacou a necessidade de aliar a agenda global de meio ambiente com a realidade local.

O evento, encerrado nesta quinta-feira (19/09), reuniu representantes de grandes economias mundiais e discutiu temas como bioeconomia, transição energética e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em coletiva de imprensa Centro de Convenções Vasco Vasques, local da reunião do G20, o governador Wilson Lima destacou a importância do Amazonas sediar a reunião técnica, tendo em vista o contexto atual vivido pela região, afetada pela seca dos rios e as queimadas. Segundo o governador, a agenda mundial de meio ambiente precisa estar alinhada e incluir a realidade de quem mora na Amazônia.

“Enquanto o mundo está discutindo metaverso, inteligência artificial, no interior da Amazônia nós estamos em busca das inovações do século 18, como água, comunicação, energia, tratamento de esgoto, destinação do lixo. Através da ciência é possível que a gente encontre soluções, dispositivos, ações para diminuir esse efeito das mudanças climáticas”, afirmou Wilson Lima.

O governador do Amazonas disse, ainda, que, somente através da ciência, podemos encontrar soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, citando ações como o manejo sustentável de pirarucu, jacarés e turismo de base comunitária, além do Programa Amazonas 2030, voltado para a redução do desmatamento até 2030. Segundo ele, os investimentos em CT&I são fundamentais para o desenvolvimento econômico sem prejudicar a floresta, e já posicionaram o Amazonas como o segundo estado mais inovador do Brasil.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo