DESTAQUETECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Projeto inovador no Amazonas desenvolve macarrões à base de tucumã e açaí

Produtos veganos e sem glúten são resultado do Programa Inova Amazônia

Um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), está inovando o mercado de alimentos com o desenvolvimento de macarrões veganos e sem glúten, feitos a partir de frutos amazônicos como tucumã e açaí. O projeto, parte do Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Edital Nº 001/2023, busca oferecer uma nova experiência gastronômica com sabores regionais.

A iniciativa foi criada pela startup Pastificio Baré, coordenada pelo empreendedor Júlio Sá. Os macarrões artesanais, produzidos no formato de talharim, são ricos em fibras e vitaminas, sem corantes, com menos carboidrato e mais proteína, tornando-os uma opção saudável e diferenciada no mercado.

“Nossos macarrões são saudáveis, com menos carboidrato e mais nutrientes, o que os torna atrativos para diversos públicos, como celíacos e diabéticos, além de fortalecer o turismo gastronômico da região”, afirmou Júlio.

Inova Amazônia-Módulo Tração

O Programa Inova Amazônia, desenvolvido pela Fapeam em parceria com o Sebrae e o Confap, tem como objetivo fomentar pequenos negócios e startups que promovam o uso sustentável da biodiversidade amazônica, fortalecendo o ecossistema de bioeconomia da região por meio de inovação e sustentabilidade.

Fotos: Kevin Moraes/Fapeam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo