ONG Doutores da Amazônia leva saúde à Terra Indígena Roosevelt, do Povo Cinta larga em Rondônia
Expedição oferece atendimento médico e odontológico gratuito, destacando uso do Caviguard para combate à cárie
Uma equipe de 60 profissionais, composta por dentistas, médicos, enfermeiros e psicólogos, da ONG Doutores da Amazônia realiza uma nova expedição à Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste, com o objetivo de proporcionar atendimento médico e odontológico gratuito aos moradores da região, especialmente ao povo Cinta Larga.
Os profissionais utilizam o inovador produto americano Caviguard, que promete revolucionar o tratamento odontológico em larga escala, eliminando cáries de forma rápida e eficiente, sem anestesia ou motores.
Fundada pelo médico Caio Eduardo Machado, a organização tem como missão levar saúde de qualidade às comunidades mais remotas, promovendo igualdade e respeito.

Em duas décadas de trabalho em Rondônia, a Doutores da Amazônia já realizou mais de 60 mil atendimentos, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Desde 2015, foram mais de 48 mil consultas médicas e 37 mil atendimentos odontológicos, beneficiando 63 povos indígenas em estados como Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Amapá.

“A nossa missão vai além do tratamento médico. Buscamos integrar cuidados que respeitem a cultura e as necessidades específicas de cada comunidade”, destaca Tino Alves, vice-presidente da ONG.
A expedição à Terra Indígena Roosevelt começou no dia 14 e segue até 23 de julho, conta com o apoio essencial da coordenadora Midiã Cinta Larga, do coordenador Rubens Suruí, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Vilhena), da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Funai CR Cacoal, que colaboram fornecendo equipamentos, logística e suporte fundamental para o sucesso da iniciativa.